quarta-feira, 17 de junho de 2009

Programação de Junho - 20/06/09 - às 19h

FALSA LOURA
(Carlos Reichenbach, 2008, 100')


Pois é! O CineGoteira deixa o avacalho de lado e apresenta uma pérola que passou praticamente despercebida nos cinemas brasileiros em 2008, o último filme do cineasta, cinéfilo e cineclubista Carlos Reichenbach.


Falsa Loura narra a história do envolvimento de Silmara, jovem (e linda) operária de São Paulo, com dois ídolos da cultura pop e apresenta, em forma de melodrama, um pouco da realidade dessa bela mulher, perdida no mundo de fantasias e desejos.


"Aos naturalistas, então: dos melhores filmes de Reichenbach, Falsa Loura talvez seja o que mais se encaixa na definição truffautiana de "grande filme doente" - aqueles cuja execução defeituosa é compensada pela crueza e pela transparência de intenções. E o fato é que as imperfeições do filme combinam com o tema. Falsa Loura abraça o brega naquilo que o brega tem de essencial: a forma desmedida, até mesmo acrítica, de se fazer ver e ouvir. E o cinema de Reichenbach não é de meias palavras."


(Marcelo Hessel - Omelete)

"Se em Garotas do ABC, Reichenbach ainda parecia procurar algum tipo de nova-autenticidade na sua forma de representação do proletariado feminino, aqui ele dá uma guinada ao se enfiar não só no meio/lugar, mas na pele da linguagem que o mapeia, de suas palavras e macetes (autopsia da imaginação) - fazendo isso, porém, sem tentar determinar essa premissa como fim ou celebração de uma imagem-popular; mas uma dor, uma falta. A tal falta que o povo faz..."
(Felipe Bragança - Revista Cinética)

Sábado, 20/06, às 19h
Sala Popular de Cinema Zelito Viana (Auditório da Prefeitura de Mesquita)
Av União - s/n - Centro, Mesquita (RJ)
Entrada Grátis

-----
E MAIS!

Apresentação musical de Raphael com o projeto Mary Hate and Mary Ann. Voz e violão num compasso pós-moderno que mistura rock e o mais puro experimentalismo primitivista. Honrando a boa e velha vibe famosa do Goteira!

Do release:
"Sua música é feita numa base de goth rock, grunge e indie rock, com elementos de diversos outros estilos juntos à esses."
Atenção: No começo da sessão!