quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Programação de Novembro - Dia 10/11 às 19h

Um psiquiatra injeta LSD em quatro voluntários para estudar os efeitos do tóxico sob a influência da imagem de Zé do Caixão. O personagem aparece de maneira diferente nos delírios psicodélicos de cada um, misturando sexo, perversão e sadismo. Em uma brilhante narrativa não-linear, Mojica adere à metalinguagem para analisar o efeito de seu polêmico personagem no inconsciente coletivo. Vetado pela Censura Federal mesmo após inúmeros cortes, até hoje o filme foi exibido apenas em festivais internacionais. É, ainda, considerado o maior filme de José Mojica e, hoje, apontado como um dos 20 maiores filmes da nossa cinematografia.

"Sejamos diretos. O Despertar da Besta (como também é conhecido) dá um nó em nossos cérebros. São experimentos com drogas, distorções de imagem, luz estourada, sombras; o filme tem um potencial de romper barreiras como poucos outros tinham na época, e pode ser considerado uma carta de intenções, com a persona do Zé do Caixão sendo usada de maneira brilhante no prólogo, aproveitando seu mundo estranho e misterioso." (Sérgio Alpendre - Revista Paisà)

"A fita situa-se como um documento indesejável, asqueroso, imoral e pornográfico, constituindo um flagrante atentado aos bons costumes e à moral. Portanto, sou pela sua INTERDIÇÃO sumária(...)" -
Trecho do parecer de Paulo Leite de Lacerda, censor na época da ditadura militar. Você pode ter acesso a esse e outros documentos completos sobre censura no site Memória Cine Br.

Para ler:
(#) - Texto simples e explicativo no site Boca do Inferno (por João Pires Neto) - Recomendado!
(#) - Texto sobre o filme na Contracampo (por Gilberto Silva Jr.)

Para assistir:
(#) - Uma das muitas cenas de perversão analisadas no filme.
(#) - Quando Mojica se inclui no filme, dentro de um programa de tv.

--

Filme: Ritual dos Sádicos / O Despertar da Besta
Direção: José Mojica Marins
Elenco: José Mojica Marins, Ozualdo R. Candeias, Ângelo Assunção, Ronaldo Beibe, Andreia Bryan, João Callegaro, Maurice Capovila e muitos outros.
Duração: 95min
Ano: 1969


DIA 10/11 - 19h
na Sala de Cinema Zelito Viana
Pça. Elizabeth Paixão - s/nº - Mesquita
ENTRADA FRANCA