Em agosto, o CineGoteira exibe os filmes vencedores do Festival Ratoeira, realizado pela galera do Cineclube Beco do Rato. Ao todo, foram 15 programas de curtas e apresentações de poesia e música durante um fim-de-semana na lapa, marcando o início do cineclube em um novo beco. Assim como o cineclube, o festival também teve uma característica inusitada: não praticou pré-seleção, ou seja, todos os filmes inscritos foram exibidos!
Confiram o programa:
Vencedor da Categoria Experimental
"Autofagia",
de Luiz Roberto de Carvalho
Autofagia é um vídeo documentário experimental vertovniano . Trata-se de uma composição metonímica na qual signos visuais e auditivos criam uma representação alegórica da vivência humana na grande metrópole. Seu ritmo frenético; sua estrutura física e psicológica, sua arquitetura junto ao indivíduo que dialoga com essa organização . Dessa relação sinérgica com a urbe, nasce um verdadeiro organismo vivo.
Vencedor da Categoria Ficção
"Amolador",
de Abelardo de Carvalho
O que aconteceu nos dez minutos que antecederam ao registro da célebre fotografia feita por Mac Ferrez nas ruas do Rio de Janeiro em 1859?
Vencedor da Categoria Documentário
"Cine Zé Sozinho",
de Adriano Lima
José Raimundo Cavalcante, o Zé Sozinho, pernambucano de Pajeú das Flores criado em Caririaçu (Ceará), foge de casa aos 12 anos no rumo de Fortaleza, onde começa sua paixão pelo cinema, ao varrer a sala de exibição em troca de assistir filme de graça. Depois faz outros serviços na sala, em troca das refeições. Este seu primeiro emprego. De volta a Caririaçu, depois de alguns anos, passa a exibir filmes no Círculo Operário, utilizando um projetor de 16mm pertencente àquela instituição. Em 1970, adquire um projetor e circula por diversas cidades do interior do Nordeste, realizando exibições em salas improvisadas (garagens, armazéns, etc.), atividade que duraria mais de 50 anos. Hoje trabalha na construção de uma sala para projeção de vídeos em Caririaçu.
Menções Honrosas
"O Pescador de Sonhos", de Igor Pitta Simões (Animação)
"Nascente", de Almir Corrêa
"Minha tia, meu primo", de Douglas Soares
Av. União, s/n - Centro, Mesquita (Auditório da Prefeitura)
ENTRADA FRANCA